O surgimento da Inteligência Artificial (IA) e ferramentas como o ChatGPT da Microsoft não só mudou como a gente usa a tecnologia, mas também mostrou oportunidades incríveis que hoje muita gente gosta Uma pesquisa recente da PROTESTE mostrou que a maioria dos brasileiros curte essas ferramentas, e isso não é à toa.
Falando de um jeito simples, estamos vivendo uma mudança grande. O que a gente via só em filme, hoje tá na mão de todo mundo. Essas ferramentas de IA, principalmente o ChatGPT, estão mudando como buscamos informações e criamos conteúdo. E os números mostram isso: entre os jovens de 18 a 34 anos, 67% já usaram o ChatGPT. Essas ferramentas não são mais coisas do futuro; são de agora.
Mas, por que essa onda toda? O principal motivo é que elas são práticas e ajudam muito: 68% das pessoas gostam de criar texto e 64% de buscar informações. Mas tem mais coisa boa vindo aí. Para quem trabalha, estuda ou é só curioso, a chance de resumir textos grandes, fazer imagens e buscar ideias são uma mão na roda.
Admito que tem gente que não conhece ou que fica com pé atrás. Mas muita gente já confia. 54% acham o ChatGPT uma fonte boa de informação. E isso é porque segundo eles, o ChatGPT é bem útil e acerta bastante, porém a realidade não é bem assim (na questão de acertar bastante, útil ele é muito).
Agora, as possibilidades vão além de só, para criar texto ou buscar coisa. Estamos falando de coisas que ajudam a economizar tempo em vários trabalhos e até em tarefas complicadas. Pensa no que pode melhorar na escola, saúde, arte, e em outros lugares.
Claro, tem gente preocupada se vai perder emprego ou se as pessoas vão ficar “vazias”. Mas, igual a qualquer coisa nova, a IA traz coisas boas e ruins. Assim como quando inventaram o livro ou quando chegou a internet, a IA pode ajudar a gente a crescer.
A questão de colocar regras e ponderações é importante. Mas, ao invés de só proibir ou limitar, temos que pensar em como usar isso para melhorar e cuidar dos riscos. Usar a IA do jeito certo pode ser bom para todo mundo.
A inteligência artificial, como o ChatGPT, não é só uma novidade que vai passar. Ela é o jeito novo de viver na era digital. E agora, temos a chance e o dever de fazer um futuro onde a tecnologia ajuda todo mundo.